sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Livrinhos trilingues em Timor-Leste


Considerando que a presença das línguas maternas dos alunos, sobretudo nos anos iniciais de escolaridade, representa uma ponte para uma aprendizagem mais sólida, que abre caminho ao conhecimento e reforça o desenvolvimento de competências de aprendizagem, indispensáveis para a adequada formação dos futuros cidadãos timorenses, agentes da mudança do paradigma social do seu país, torna-se indispensável a criação de recursos que, para além de funcionarem como auxiliares ao trabalho diário dos professores, lhes apontem caminhos para o estabelecimento de uma educação multilingue baseada na língua materna. E que não haja dúvidas de que também a aprendizagem da LP ficará a ganhar com este tipo de abordagem.

Foi neste contexto que a Research Unit for Multilingualism & Cross-Cultural Communication (RUMACCC), da Universidade de Melbourne, concebeu e publicou uma série de pequenos livrinhos “desenhados para ajudar as crianças a aprender a ler e a escrever a sua língua materna, para que melhor possam aprender a ler e a escrever em português e tétum” [nossa tradução].

Sem querer fazer uma apreciação dos materiais abaixo divulgados enquanto recursos didáticos, o que pediria uma abordagem mais técnica e alargada, o que aqui se pretende é saudar calorosamente a sua publicação, fundamentalmente pelo que representam em termos de simbolismo e de exemplo no âmbito de uma política linguística para a educação em Timor-Leste, em que a LP possa entrar na escola de mão dada com as outras línguas.

São aqui no blogue partilhados apenas os materiais trilingues, que podem ser facilmente consultados e descarregados. No entanto há ainda outros recursos no sítio oficial da RUMACCC, a que podem aceder clicando aqui.


Afa la’a te mara? Ami bá ne’ebé? Aonde vamos?
(Fataluku, Tetun, Português)


Gami la’a main? Ami bá ne’ebé? Aonde vamos?
(Galolen, Tetun, Português)


A nica animal tutu. Há’u gosta animál. Eu gosto de animais.
(Fataluku, Tetun, Português)


Ga’u gostak animál. Há’u gosta animál. Eu gosto de animais.
(Galolen, Tetun, Português)


En lee. Ida ne’e uma. Isto é uma casa.
(Fataluku, Tetun, Português)


Le’i uma. Ida ne’e uma. Isto é uma casa.
(Galolen, Tetun, Português)


Bookmark and Share

Sem comentários: