segunda-feira, 18 de novembro de 2013

A Língua Portuguesa na Formação de Professores em Timor-Leste.

Texto de Célia Morgado Choupina, Filipe Silva e João Sampaio Maia.

Resumo:
«A Língua Portuguesa tem sido uma das principais apostas da Cooperação Portuguesa em Timor-Leste. O Projeto de Reintrodução da Língua Portuguesa (PRLP), da responsabilidade do Instituto de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD) de Portugal, iniciou-se em 2000 e, desde então, tem focado a sua ação em diferentes sectores da sociedade timorense. Nos primeiros anos, os docentes portugueses integrados no PRLP leccionam Português a alunos timorenses dos diferentes níveis escolares, mas, a partir de 2003, o PRLP passa a centrar a sua ação na formação em Língua Portuguesa de professores timorenses de diferentes níveis escolares e áreas científicas dos treze distritos do país. Em 2005, contrariando a situação vigente na altura em que a formação de professores, quer na Universidade Nacional de Timor Lorosa’e (UNTL), quer no Instituto de Formação de Professores, em Baucau, era desenvolvida em tétum e em indonésio, é concebido e implementado, na UNTL, um curso de formação inicial de educadores de infância e de professores do ensino primário, cujo funcionamento é assegurado, no campo da Língua Portuguesa, por docentes portugueses e brasileiros.
Em 2009, o PRLP converte-se em PCLP (Projecto de Consolidação da Língua Portuguesa) e, com a colaboração da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE-IPPorto), o curso da UNTL é reestruturado, transforma-se numa licenciatura e a língua veicular de ensino passa a ser o Português, em todas as áreas científicas. Em 2010, inicia-se o período de transição do curso antigo para o novo que estará em pleno funcionamento em 2012.»

Pode ler e/ou descarregar o texto completo abaixo:


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